Group enjoying the Belize Boat Party Group enjoying the Belize Boat Party Group enjoying the Belize Boat Party

Golfinhos em vida selvagem

Veja o vídeo para este passeio:

Sumário do Passeio:

O melhor deste passeio: Há sempre um biólogo marinho a bordo que explica aos passageiros as diferentes espécies marinhas que podem ser observadas. Esta viagem está inserida num programa de educação ambiental que inclui um vídeo da viagem que é oferecido aos passageiros após o passeio. No final do passeio há um tempo de debriefing sobre as espécies cetáceas ou marinhas da zona bem como as ameaças da vida marinha, e os passageiros podem visualizar o vídeo da viagem.

Local de partida: Ferragudo.

Rota: Não há rota definida, o barco vai para as zonas onde os cetáceos se encontram.

Duração: Tempo no mar – entre 1h30 e 2 hrs, e 30 min no centro com o debriefing.

Probabilidade de ver golfinhos: A taxa de sucesso de 2019 foi 97%. Há garantia de avistar golfinhos, os passageiros podem remarcar a viagem gratuitamente ou receber um reembolso de 50% se não avistarem golfinhos.

Sumário do Barco:

O melhor deste barco: É um semi-rígido, rápido, estável e seguro.

Tipo: Semi-rígido.

Motor ou Vela: Motor.

Capacidade máxima: 12 pessoas +2 staff.

Venha mar a dentro admirar os golfinhos que vivem no seu habitat natural ao longo da costa do Algarve, participando num passeio de barco com partida em Ferragudo, na zona centro do Algarve.

A equipa que organiza estes passeios é composta por jovens biólogos marinhos que juntam a sua grande paixão pela costa do Algarve ao seu empenho pela preservação do ambiente natural único desta região marítima.

O passeio irá levá-lo a locais conhecidos onde é habitual avistarem-se golfinhos, para aí poder observá-los e captar imagens das suas brincadeiras nas ondas, sem que a aproximação possível a estes espantosos mamíferos marinhos acarrete o risco de os perturbar ou de afectar negativamente o seu habitat natural.

Com a duração de uma hora e meia, o passeio é realizado na embarcação “Eco Explorer”, que leva até 12 passageiros proporcionando uma agradável e confortável viagem no mar.

A equipa responsável oferece a garantia de que serão avistados golfinhos, mas em caso de tal não ocorrer, é dada aos participantes a possibilidade de repetir o passeio noutra data, assegurando deste modo que não deixará de observar golfinhos em vida selvagem.

Relatório de viagem da escritora do Algarve Fun Sara Fernández. Sara é uma bióloga marinha e amante do mar que mora no Algarve e passou muito tempo a trabalhar em barcos de observação de golfinhos. Continuamente impressionada com estas criaturas magníficas, ela acredita firmemente que o turismo é uma ferramenta poderosa para a conservação. Adora velejar, mergulhar e mostrar aos nossos visitantes a espetacular vida marinha do Algarve.

Eu já estive em muitos sítios que têm passeios de observação de golfinhos mas esta viagem no Algarve foi uma experiência muito especial.

Ferragudo river and city view
A linda vila de Ferragudo

Encontramos-nos de manhã cedo em Ferragudo,  30 minutos antes da partida. Na chegada, fizemos o check-in e tivemos tempo para usar as casas de banho. Há uma equipa de biólogos marinhos a trabalhar e uma delas,a María, será a nossa guia. A equipa da recepção ajudou-nos a vestir os coletes de salva-vidas. Quando estávamos todos prontos com os coletes vestidos a equipa viu que o barco se estava a aproximar do cais de Ferragudo, e subimos a bordo. É usado um barco RIB com capacidade para até 12 passageiros e 2 tripulantes. O capitão, Rolf, recebeu-nos com um enorme sorriso e ajudou-nos a pular para o barco. Ele é da Holanda, mas vive no Algarve há 15 anos e trabalha com empresas de observação de golfinhos há muito tempo. Ele sabe todos os dias onde encontrar estes animais – eles brincam.

A María gentilmente dá um briefing de segurança enquanto Rolf dirige o barco lentamente em direção à foz do rio Arade. Ela explicou que cada dia é diferente e que realmente eles se esforçam imenso para encontrar os animais, porque eles estão no seu habitat natural e em constante movimento. Uma boa sugestão foi “vive o momento em que estamos com os golfinhos em vez de passar o tempo a tentar filmá-los com uma câmera ou um telemóvel. Não seria a primeira vez que alguém deixava cair um telefone no mar, e não há nada como ver estes animais com os nossos próprios olhos, do que através de um ecrã”. Quando terminou o briefing, ela agarrou na sua câmera GoPro e tirou a “foto de boas vindas”, o início de um vídeo da viagem que eles nos enviam depois para termos uma ótima lembrança.

Assim que deixamos o rio para trás, Rolf navegou para o sudoeste e acelerou. Tivemos a oportunidade de ver a costa de Portimão e a de Alvor, lindas e longas praias, enquanto navegávamos. A María foi na parte de trás do barco e, junto com Rolf, começou a procurar por animais ou sinais que pudessem pertencer à atividade dos golfinhos. O mar estava muito calmo e isso facilita a identificação de animais.

Praia Dos Três Irmãos

Após cerca de 45 minutos de procura, avistamos! Um incrível grupo de golfinhos comuns à nossa frente! Rolf diminuiu a velocidade quando se aproximou dos animais para minimizar o impacto e tentar não perturbá-los. María estava a gravar o encontro com a goPro e assim as nossas caras e reacções da primeira aparição ficaram gravados no filme. Este foi um momento glorioso! Os golfinhos neste dia chegaram perto do barco, embora, aparentemente, eles não o façam todos os dias. Passamos muito tempo com os animais e María explicou-nos sua biologia, a reprodução, os hábitos alimentares e os comportamentos sociais. São animais muito sociais e este grupo era composto por machos adultos e fêmeas, tivemos a oportunidade de ver alguns bebes a brincar em redor do barco, mas sempre ao lado das mães. O verão é a época de reprodução, então ver golfinhos bebés é muito comum. Então, a María depois usou um longo e pesado bastão, que ela conectou a sua GoPro para filmar debaixo d’água.

Dolphin surfing on the waves from the Lagos RIBGolfinhos a brincar perto do barco

Depois da adrenalina e uma viagem de sucesso, chegou a hora de voltar. As viagens demoram aproximadamente 1 hora e 50 mins, mas o tempo voa! Todos voltamos aos assentos depois da “fotografia de despedida” e estamos prontos para uma viagem de alta velocidade novamente até ao Rio Arade.

É uma ótima sensação estar de volta à terra e ser recebida com um delicioso cheiro a peixe grelhado dos restaurantes locais no cais de Ferragudo.

Vamos para o escritório, onde a equipa da recepção nos ajuda a tirar os coletes salva-vidas enquanto a María envia o vídeo da viagem para o computador. Havia uma mesa posta para nós com chás, cafés e biscoitos e uma grande tela na parede onde o vídeo era reproduzido. De um lado, um enorme mapa da costa do Algarve Ocidental e as informações de batimetria são exibidas. Muitos pontos coloridos estão no mapa e representam onde foram vistos diferentes espécies. María aponta para a nossa localização de hoje, no mapa, onde vimos o grupo de golfinhos comuns. Depois de vermos o vídeo da nossa viagem, que inclui a filmagem subaquática, nós tivemos que aplaudir a María pelo seu incrível trabalho a bordo.

debriefing with tea and coffee
Conversa sobre o passeio com chás e cafés

De seguida , a Maria fala-nos sobre os golfinhos que vimos e outras espécies que existem no mar algarvio. Alguns deles são avistamentos mais freqüentes e outros não são encontrados nesta área com muita freqüência. Ela fala sobre os mamíferos marinhos, a sua evolução, a maneira como eles comunicam entre eles e algumas curiosidades muito interessantes. No final, ela menciona algumas das atividades humanas que têm tido impacto sobre este ecossistema, como a contaminação, a atividade de pesca descontrolada, as mudanças climáticas ou micro plásticas. A María parece estar preocupada com todas as ameaças que podem prejudicar os golfinhos no Algarve. Este discurso de 30 a 40 minutos faz parte de um programa educacional para conscientizar as pessoas sobre os hábitos humanos que estão a prejudicar o planeta. Faz nos pensar duas vezes sobre esta situação preocupante.

Para além deste programa, a equipa de Biólogos Marinhos regista todos os avistamentos e está compilar uma base de dados, muito relevante para relatórios científicos de forma a obter uma melhor compreensão sobre estas espécies no Mar Algarvio.

Obrigado Rolf, María e todos os funcionários que fizeram desta viagem uma experiência incrível!

Coloque uma Questão ou Verifique Disponibilidade para este Passeio

Este site é protegido por reCAPTCHA e a política de privacidade do Google e os Termos de Serviço são aplicáveis.